Governo Municipal de Ribeirópolis

GOVERNO MUNICIPAL DE RIBEIRÓPOLIS REINAUGURA O POSTO DE SAÚDE EUSTÁQUIO ANDRADE

21/12/2021 às 12h02

Durante as comemorações dos 88 anos da nossa Querida Ribeirópolis na manhã do último sábado, 18 de dezembro, o Governo Municipal de Ribeirópolis reinaugurou o Posto de Saúde Eustáquio Andrade.

O espaço está localizado no Conjunto Dijalma Dantas, e beneficiará toda a região.

O Posto de saúde contará com atendimentos médicos, de enfermagem e odontológicos.

Eustáquio Andrade nasceu em 20 de setembro de 1920. Natural da cidade de Itabaiana, na adolescência serviu ao Exército Brasileiro durante sete anos, no período da 2ª Guerra Mundial.

Em Salvador, em um dos centros de saúde do exército da época, cuidou de doentes e feridos de guerra, lá cursando enfermagem.

Anos mais tarde, retornou, casou-se e teve 3 filhos. Anos depois, já separado, em Ribeirópolis na década de 50, trabalhou como funcionário do Estado na função de guarda sanitário.

Em seguida foi transferido para trabalhar no hospital de Itabaiana como enfermeiro. No final da mesma década de 50, casou-se com Maria Josefa Santana Andrade (Dona Valdice), com quem teve 6 filhos, Claudenice, Eustáquio Andrade (Tião Bila), Jeorge, Reginaldo, Claudineide e Claudivânia.

Aqui, fundou sua 1ª Farmácia, onde atendia dia e noite a todos sem distinção, realizando atendimentos diversos. Aquilo que não conseguia atender, encaminhava para Itabaiana em seu próprio carro.

Com isso ele ficou conhecido em nossa cidade e em toda região como Eustáquio da Farmácia, o médico dos pobres. Sua vida foi dedicada a cuidar de pessoas.

Eustáquio faleceu em 29 de abril de 1999, vítima de falência múltipla de órgãos. Caridade e humildade são legados deixados por este simples senhor Eustáquio Andrade que escolheu Ribeirópolis para cuidar, morar, amar e servir ao próximo.

Governo Municipal de Ribeirópolis

Construindo com você um novo tempo