GRUPO DE TABAGISMO DE RIBEIRÓPOLIS É DESTAQUE EM REUNIÃO DA SES; EQUIPE VEM INTENSIFICANDO AÇÕES

29/04/2019 às 11h36

As ações desenvolvidas e os resultados alcançados pelo Programa Municipal de Combate ao Tabagismo em Ribeirópolis vêm se destacando a nível estadual. Na última quarta-feira, 24, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reuniu representantes de 60 municípios para fortalecer as ações do programa, com foco na política nacional.

Na ocasião, o coordenador de Ribeirópolis, Marlos Cabral, explanou sobre o sucesso do programa. “No município a gente implantou o programa em 2017 e 100% dos usuários de tabaco que fizeram parte do primeiro grupo deixaram de fumar. Abrimos então um novo grupo e hoje temos dois grupos em andamento, de forma simultânea, e já temos uma lista de espera de 30 pessoas para quando a gente finalizar esses dois e abrimos o próximo”, disse.

Segundo o Instituto do Câncer (INCA), os produtos de tabaco matam seis em cada dez consumidores e das mortes anuais causadas pelo uso desse produto, 34.999 correspondem a doenças cardíacas; 31.120 mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), 26.651 por outros cânceres, 23.762 por câncer de pulmão, 17.972 mortes por tabagismo passivo, 10.900 por pneumonia e 10.812 por acidente vascular cerebral (AVC).

Foto: SES